O vídeo abaixo encontra-se no YouTube desde o início da década, mas foi registrado na campanha de 1989, quando o candidato Lula visitou o programa Silvio Santos para responder perguntas do público e dos jurados do Show de Calouros.
Uma das primeiras questões envolvia corrupção. Foi quando o petista se deu a defender que os autores do chamado “crime do colarinho branco” recebessem punições ainda mais severas do que os bandidos por trás de crimes menores.
“Porque, se o trabalhador rouba um pãozinho, ele vai preso e apanha. O cidadão dá um desfalque de 400 bilhões e tá em Paris gozando da nossa cara. Esse cidadão tem que ser preso, esse cidadão tem que pagar pelo desfalque que ele deu na bolsa de valores. Porque esse é o grande ladrão. O pequeno, nós sabemos, às vezes rouba pra comer. Mas o grande rouba ‘de sem vergonha’ e esse nós precisamos colocar na cadeia.”
Em 1989, Lula diz que ladrão milionário tem que ser preso pois…Vinte e sete anos antes de virar réu da Lava Jato, Lula defendia que principalmente os ladrões mais ricos tinham que ser presos.
Publicado por Implicante em Quinta, 22 de setembro de 2016
Vinte e sete anos depois, Lula viraria réu por duas vezes, numa delas por corrupção e lavagem de dinheiro.