Com a condenação de Lula por obra da operação Lava Jato, o petismo rapidamente tomou as redes sociais tentando emplacar mais uma de suas tantas “narrativas”, ou aquelas explicações que se confundem bastante com a verdade, mas não passam de versões convenientes aos interesses partidários. Das principais lideranças, ou mesmo dos perfis oficiais, saiu o mesmo argumento: Sérgio Moro teria condenado sem provas. O que, claro, está longe de ser real.
Lula é condenado sem provas no MESMO DIA em que Geddel é solto. Imagem perfeita da "justiça" do Brasil golpeado.
— Lindbergh Farias (@LindbergFarias) July 12, 2017
Gostaria de ajudar o Implicante? Saiba como
Leia nota de @dilmabr sobre condenação sem provas de @LulapeloBrasil https://t.co/OTaj3HhWdu
— PT Brasil (@ptbrasil) July 12, 2017
A condenação sem provas, como ficou claro, é mais um absurdo cometido contra @LulapeloBrasil. #LulaInocente
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) July 12, 2017
Lula e família vivem caçada. D. Marisa morreu por causa dessa perseguição. Agora, Lula condenado sem provas. E bandidos usufruindo do roubo
— Jorge Viana (@jorgeviana) July 12, 2017
Uma condenação sem provas, como a de Lula, exige um novo tribunal: o Tribunal das Convicções#Lulainocente pic.twitter.com/AOfU8LoCw3
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) July 12, 2017
Contudo, a tática não é nova. Há cinco anos, a militância mais aguerrida tomou as redes sociais para usar argumento semelhante, mas em favor de outros dois petistas também graúdos: José Dirceu e José Genoino. A duplava estava sendo julgada no STF pela participação no Mensalão. Para comprovar a culpa, Joaquim Barbosa explorou o domínio de fato, teoria levada a sério em qualquer democracia relevante. Nada disso impediu o petismo de insistir que suas lideranças estavam sendo condenadas sem provas.
Hoje precisamos nos mobilizar em apoio aos companheiros Dirceu, Delúbio e Genoino que estarão sendo julgados por um crime sem provas
— ☭ Robson Freire ☭ (@robsongfreire) October 1, 2012
Nao há provas contra Dirceu ou Genoino… Nao há o que fazer!
Juiz serio nao condena por "achar que…"
Sem provas, nao se condena ninguém!— Adamastáquio Salomão (@adamastaquio) October 3, 2012
Sem provas, sem condenação RT “@Nominuto: Depois de Genoíno, revisor do mensalão absolve José Dirceu http://t.co/AQkSQz2K”
— emersonlinhares (@elinhares37) October 5, 2012
Antes que me esqueça,quero dizer que estou c/ Dirceu e Genoíno.Perseguidos pela ditadura e condenados sem provas em pleno regime democrático
— Leo de Brito (@LeoDoPT) October 10, 2012
"Estado Democrático de Direito" para o PSDB é condenar Dirceu e Genoino sem provas e matar geral na periferia das grandes cidades.
— Eduardo Loureiro (@eduloureiro) October 10, 2012
Entretanto, de nada adiantou. Ainda que seja questionável a pouca duração do encarceramento, Genoino e – principalmente – Dirceu cumpriram algum tempo de cadeia. O segundo, inclusive, segue aguardando o julgamento pelo mesmo TRF4 que analisará o recurso de Lula. Em ambos os casos, uma nova condenação (re)coloca os envolvidos atrás das grades.
O post Usada com Lula, a narrativa “condenado sem provas” não impediu a prisão de Dirceu e Genoino apareceu primeiro em Implicante.Org.