Para um cidadão virar réu, algumas etapas precisam ser superadas: primeiro, um inquérito dá início à investigação; se indícios de crime forem encontrados, vem o indiciamento; a denúncia surge após o Ministério Público forma convicção de que há uma relação entre o crime e o investigado; por fim, um juiz precisa aceitá-la. Foi justamente o que Sérgio Moro fez ao acatar a denúncia que aponta o envolvimento de Lula na aquisição do triplex no Guarujá.
Antes, o ex-presidente já havia chegado à condição de réu por tentativa de obstrução da Justiça, quando teria comprado o silêncio de Nestor Cerveró, que delataria à Lava Jato o que sabia sobre o Petrolão.
Diego Escosteguy é um dos jornalistas que acompanham mais de perto a Lava Jato. O editor-chefe da revista Época acompanha a operação muito antes de ela virar o centro das atenção. E garantiu em seu perfil no Twitter: Lula virará réu uma terceira vez, no caso, pela aquisição do sítio em Atibaia numa operação que envolveu não só a OAS, mas também a Odebrecht.
Resta saber se o petista poderá pedir música no Fantástico depois de mais esta denúncia.